segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lisboa (Feiras e Romarias)

Esta publicação e as próximas vão ser sobre as festas e também outras informações sobre as cidades que referi nas publicações anteriores.


Festas e Romarias

Festas Populares de Lisboa

No mês de Junho, em Lisboa, é o mês dos arraiais: nos dias 12 e 13 são as Festas de Santo António; nos dias 23 e 24, é a vez de S. João e S. Pedro, o último dos Santos festivaleiros, comemora-se na noite de 28 para 29 de Junho. Com o forte envolvimento popular nestas manifestações tradicionais, os Santos Populares festejam-se por toda a cidade de Lisboa, com especial destaque para as Festas de Santo António.




Para comer há sardinha assada e bifana no pão.


Sardinha assada
Festas de Lisboa


As Festas de Lisboa abrangem várias vertentes culturais, como espectáculos de rock, teatro, cinema, animação de rua. O objectivo é promover a actividade cultural e recreativa da cidade.






Feira Internacional de Lisboa (FIL)

Feira Internacional de Lisboa (FIL) é o espaço onde se realiza algumas feiras temáticas de Portugal. Inicialmente, situava-se em Alcântara, actualmente localiza-se no Parque das Nações, após o encerramento da EXPO 98. Realizam-se vários tipos de Exposições, como Exposições de automóveis, de artesanato, de viagens, entre outros.


Feira da Luz (Carnide)


Durante o mês de Setembro, Lisboa festeja a sua feira anual, a Feira da Luz, na freguesia de Carnide, tendo como ponto mais alto das comemorações, a tradicional procissão evocativa de Nossa Senhora da Luz. As procissões têm na cidade de Lisboa a forte adesão da população, em manifestação de religiosidade.






Procissão do Senhor dos Passos
da Graça
(Remonta desde o
século XIV)












A centenária Procissão de Nossa Senhora da Saúde é organizada pela Real Irmandade de Nossa Senhora da Saúde e S. Sebastião e realiza-se no primeiro domingo de Maio. Percorre as ruas da Mouraria e acaba no Martim Moniz. Esta Procissão é das mais antigas da cidade, incorporando muitos representantes de diversas irmandades e ordens religiosas de Lisboa, militares uniformizados de todos os ramos das Forças Armadas e das forças de segurança, bombeiros e bandas militares.

Procissão de Santo António realiza-se em Lisboa no dia 13 de Junho. Inicia-se na Igreja de Santo António, pelas 17:00, passa pela Sé e percorre o Bairro de Alfama. Na manhã desse dia é distribuído o pão simbólico do Santo e o cravo branco (Símbolo da pureza), sendo também rezada uma missa.

Feriado Municipal de Lisboa é celebrado a 13 de Junho, coincidindo com as festas em honra de Santo António.

Sem comentários:

Enviar um comentário